top of page

Quem está no controle?


Nos meus primeiros anos em Caldas eu e alguns amigos costumávamos nos encontrar para jogar videogame, jogávamos FIFA, eram momentos divertidos, os homens jogavam FIFA, as mulheres conversavam e todos ficávamos felizes. De vez em quando alguma criança presente também queria jogar, e era aí que algumas maldades aconteciam. Você também já fez isso? Dar um controle sem pilha para a criança e deixa-la acreditar que está controlando o jogo quando, na verdade, ela não tem controle nenhum sobre o jogo.


Não sei se você já percebeu, mas muitas vezes nós agimos como essas crianças, pegamos um controle sem pilhas e achamos que temos as nossas vidas em nossas mãos. Nos preocupamos, fazemos movimentos difíceis, achando que estamos controlando nosso destino, e quando percebemos que “o jogo” não está respondendo aos nossos movimentos, nos frustramos, entristecemos ou até mesmo nos desesperamos.


A realidade é que não controlamos absolutamente nada em nossas vidas, o máximo que fazemos é planejar, como diz Salomão: "Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR.” Provérbios 19.21 - A grande questão é que lemos essas palavras e pensamos nisso como sendo algo ruim, mas a realidade é que não existe ninguém melhor para prevalecer em nossas vidas do que o SENHOR com seus propósitos amorosos e sábios. Nos enganamos a tal ponto que chegamos a acreditar que poderíamos controlar nossas vidas com mais habilidade e melhor performance do que o próprio Deus. Quando isso acontece nos tornamos soberbos e arrogantes e este normalmente é o passo que antecede nossa ruína.


Nossa melhor opção é, como filhos que confiam no amor paternal, reconhecermos que o controle nunca saiu das mãos de nosso Pai Celestial, agradecermos a Ele por todo o cuidado e provisão que Ele tem derramado em nossas vidas e pedir a Ele que nos capacite a termos um coração que confia e descansa nAquele que diariamente alimenta as aves do céu (Mateus 6.26) e que generosa e gratuitamente nos entregou seu próprio Filho (Romanos 8.32, esse é o Deus a quem servimos, este é o “tipo" de Pai que temos, descansemos nEle, Ele é craque nesse “jogo”.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page